quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Mapa Auxilia Auditorias do TCE-RS



Na tarde do dia 23/08, o CDI Comunidade Educandário, apresentou o Mapa de Acessibilidade ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Participaram da apresentação, a coordenadora de Informática do Educandário, Betha Medeiros, o assistente pedagógico e de comunicação do CDI, Cristiano Marchioretto e a educadora Francieli Padilha.

Foto Noticia De acordo com a chefe de gabinete da Presidência, Ana Lúcia Xavier, o material será encaminhado à área técnica para auxiliar nas auditorias do TCE-RS na verificação do cumprimento da legislação pertinente ao tema da acessibilidade em prédios públicos. "Temos aqui um diagnóstico que poderá auxiliar o trabalho técnico da Casa", afirmou.

Desde junho deste ano, a acessibilidade a prédios públicos é item de auditoria do TCE-RS. Segundo a Lei Federal 10.098/2000, as construções, ampliações ou reformas de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão garantir a acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A noticia pode ser conferida no Portal do TCU do Rio Grande do Sul:

O Mapa foi elaborado pelos educandos, através das habilidades técnicas que aprenderam em sala de aula. Os educandos mobilizaram a comunidade a trabalhar juntos para atingir um fim específico. O método de aprendizagem CDI permite fazer das pessoas cidadãos ativos e mais bem informados, comprometidos com a mudança social e capazes de exercer o papel de agentes de transformação em suas comunidades, multiplicando as boas experiências e exemplos. E esse método se baseia em conceitos do renomado educador brasileiro Paulo Freire, que acreditava que a educação deveria ser usada como ferramenta para a mudança social e a formação cidadã. Ele defendia o desenvolvimento da consciência crítica a partir do diálogo ativo entre aluno e professor. De acordo com Freire, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre o mundo à sua volta, questionar e propor mudanças, visando à transformação de suas vidas e a de suas comunidades. A proposta pedagógica do CDI foi cuidadosamente pensada para refletir as teorias de Freire e adaptá-las à era digital.

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